Um prato de nabos não entusiasma. Só mesmo aqueles que gostem muito de nabos. Por costume os nabos não têm dignidadade para serem o centro de uma preparação e são cozinhados com outras coisas, em sopas, em guisados, enfim, disfarçados no meio de outros elementos.
Mas aqui, o nabo é rei. Acompanhado de batatas assadas no forno, uma salada verde, ou um prato de couscous simples, torna-se o centro de uma refeição vegetariana equilibrada. Os nabos na medicina chinesa são recomendados para a tosse, problemas de bronquios e são diuréticos. E também pode ser acompanhamento de grelhados, se não prescindir do bife…
Ingredientes:
Nabos
Cebolas
Alho
Louro
Açafrão ou Curcuma
Como fazer:
Numa frigideira larga ponha um fundo de água a ferver com duas folhas de louro. Acrescente o alho cortado as fatias finas. Deixe ferver um pouco e acrescente uma cebola grande ou duas pequenas cortadas as rodelas. Deixe ferver as cebolas nesse fundo de água, cerca de 5 minutos e vá acrescentando pocadinhos de água se for preciso.
Junte então os nabos que descascou e cortou em rodelas finas, três ou quatro nabos, conforme o tamanho. Salpique com uma colher de sopa rasa de curcuma ou açafrão das indias.
Junte mais um dedo de água, misture bem,espalhe bem os nabos pela frigideira e tape com uma tampa ou um bocado de aluminio.
Deixe os nabos a cozinhar tapados em lume brando até estarem prontos, é rápido.
Leave a Reply