Salva-Mansa
Salvia officinalis L. – Familia Labiatea =Lamiaceae
Este arbusto é uma Salva-Mansa, plantada, regada, cuidada e fotografada pela ZeRA. Use a Salva para temperos, chás e infusões. As folhas vendem-se frescas em pacotinhos nos supermercados ou lojas biológicas mas também as pode encontrar já secas em frasco. E porque não ter uma Salva num vaso à janela?
Que fazer com a Salva?
Na Cozinha:
· No Alentejo no caldo onde se coze a cabeça de porco para fazer a xara, e para temperar o borrego.
· Os ingleses ligam-na à carne de porco e aos recheios de ganso e pato.
· Os alemães incluem-na nas salsichas.
· Os italianos não dispensam pelo menos uma folha de salva na saltimboca a la romana, ou fritas em manteiga num delicioso molho para pasta e quando fritas em polme e salpicadas de parmesão fazem um autêntico petisco.
Na Medicina Natural:
· Transpira muito? Ferva folhas de salva 5 minutos em meio litro de água. O chá é usado para diminuir a sudação.
· Depressões, ansiedade ou distúrbios de fígado? Use 30 gr. para 1 litro de água, leve a ferver durante 10 minutos – beba 3 a 4 copos por dia. Estas infusões são tónicas, apesar da sua acção estimulante não provocar insónias como o café.
· Para cicatrizar feridas e úlceras cutâneas, herpes e prurido, faça lavagens locais com 40 gr. da planta fervida num litro de água.
Definição botânica
Salva- Mansa : Arbusto mediterrânico, perene, sempre verde. As folhas oblongas grandes e carnudas com textura aveludada de cor verde acinzentada. As flores cor azul-violáceo crescem em espiga vertical no Verão.
ZéRA
Leave a Reply