Bacalhau à Marraquexe

Esta é a maneira 1002 de preparar o bacalhau. É francamente diferente das outras 1001 por isso até esquecemos que temos em frente mais um prato de bacalhau. Este tem aroma de férias em Marraquexe…

Ingredientes:

1 lombo ou posta de bacalhau demolhado, por pessoa
1 cebola rouxa, por pessoa, cortada as rodelas grossas
1 cabeça de alhos descascados
azeite
casca e sumo de limão ou lima
1 folha de louro,1 colher de chá de curcuma, 1 colher de chá de cominhos moidos, piri-piri a gosto
grande molho de coentros

Como fazer:

Cubra o fundo de uma frigideira larga com azeite e leve a aquecer. Junte o louro, a cebola às rodelas, a casca de meio limão ou lima cortada fininha e os alhos e em lume médio vá salteando tudo até as cebolas ficarem translúcidas e cozinhadas.

Com uma escumadeira tire as cebolas do lume e deixe o máximo de azeite que elas escorram, ainda dentro da frigideira. Junte mais um pouco de azeite se necessário para cobrir o fundo e aqueça de novo.

Acrescente ao azeite a curcuma, os cominhos e o piri-piri e o molho de coentros picados. Mexa bem e coloque a fritar as postas dos lombos de bacalhau demolhados e que secou com um papel para irem sem água para a frigideira.

Vire o bacalhau para que frite de todos os lados e ganhe cor, amarelada por causa dos temperos. É muito rápido, dois ou três minutos, dependendo da altura do bacalhau. ( Também pode fazer este prato com aquelas aparas de bacalhau desfiado que se vendem em pacote já sem espinhas).

Quando o bacalhau está cozinhado, deite as cebolas de novo para a frigideira para aquecerem .

Para servir:

Entretanto tenha preparada uma travessa de cous-cous ( seguir as instruções do pacote ou então regar com 1 chávena de água a ferver temperada com azeite e sal, uma chávena de cous-cous para cada duas pessoas. Depois do cous-cous absorver a água, e secar um pouco, com um garfo separe os grãos e já está pronto a servir em diversas preparações).

Colocar o bacalhau e as cebolas bem quentes em cima do cous-cous, regar com o azeite da frigideira, e com o sumo de meio limão e salpique tudo com um bocadinho mais de coentros frescos. Sirva imediatamente.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: