Omeletes diferentes

Não se fazem omoletes sem ovos mas podem fazer-se omeletes com muitas coisas mais, conforme a disposição, os ingredientes à mão e até o tipo de refeição onde as vamos consumir. Nunca é bom fazer grandes omoletes. Um máximo de seis ovos é aconselhável, para serem fáceis de dobrar e a textura ficar uniforme quando estiver pronta.
Os ovos devem ser frescos, a frigideira com um fundo espesso e larga, duas espatúlas de madeira ajudam ao processo e só precisa de alguma experiência para fazer a omelete simples perfeita.

Receita base:

Para 4 pessoas, bata 6 ovos numa tigela, com um garfo. Não bata muito nem pouco, o suficiente para que a gema e a clara se unam num tom só. Deite sal grosso a gosto e uma pitada de pimenta. Pouse.

Na frigideira ponha um pouco de óleo de milho ou girassol e uma colher de chá de manteiga. A lume brando deixe derreter sem queimar. Quando estiver bem quente ( deixe cair um fio de ovo batido lá dentro e logo vê se frita sem queimar) deite de uma só vez os ovos batidos na frigideira. Forma-se um espécie de panqueca que deve logo começar a dobrar das pontas para o meio fazendo assim com ue as partes cruas vão para as pontas que novamente vai enroladar para o centro.. Muito rapidamente estará pronta. Desligue e deixe um minuto ainda na frigideira porque o calor final vai acabar por a cozer por dentro, sem que fique seca, e fazer tufar.

Como fazer omoletes diferentes:

A omelete sedosa– acrescente no meio da omolete depois de por os ovos batidos na frigideira, uma colher de sopa de manteiga que vai derretendo e sendo envolvida com as espátulas enquanto dobramos a omolete

A omelete com ervas- pique salsa, coentros, cebolinho, ou as ervas que gostar e tiver à mão e acrescente á omolete na frigideira, antes de a começar a dobrar-

A omolete com queijo – pode acrescentar Parmesão ralado ou o seu seco favorito, mas não ponha muito porque pesa e se torna indigesto.

A omolete com queijo fresco e ervas – bata as ervas, salsa, cebolinho com um pouco de queijo fresco, requeijão ou mascarpone, tempere com sal e pimenta e ponha um boa colher de sopa desta mistura na omolete na frigideira, antes de dobrar.

A omolete com cogumelos– salteie previamente os cogumelos com um pouco de manteiga louro e alho, tempere-os com sal e pimenta e acrescente-os à omolete tendo o cuidado de não deixar que venham com liquido que atrapalha depois a consistência da omolete.

A omolete com batata palha e salsa– ponha no centro da omolete uma mão cheia de batata palha, mesmo no ultimo momento de a dobrar e salpique de salsa. Tudo muito rapido para a batata palha não perder o crocante.

A omelete com salmão fumado e queijo creme – tirinhas de salmão fumado e uma colher de queijo branco cremoso como Philadelphia ficam deliciosas embrulhadas na omolete antes da ultima dobra.

A omelete indiana – nos ovos batidos misture uma cebolinha picada fininha, um pimentinho picado, uma pitada de piri.piri, 3/4 colher de chá de curcuma (açafrão da Índia) , uma pitada de cuminhos em pó e 2 colheres de sopa de coentros picados. Frite em óleo e enrole como qualquer outra omelete.

Em resumo, pode fazer omeletes com o que quiser. Experimente!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: