O açucar engorda, o açucar faz mal, etc, etc..mas as coisas doces sabem bem e a fruta de Verão pede que a guardemos para lá do Verão, memórias do calor em compotas e doces, frasquinhos coloridos amarelos de ameixa, rosa de pêssego, negro da amora, fogo de framboesa..
Como resolver a questão do temível açucar? A combinação da fructose- que é o açucar natural das frutas- e da pectina, -um gelidificante natural-, permitem-nos fazer doces e compotas que não se conservam tanto no tempo como os doces longamente cozidos em açucar, mas que no frígorifico se aguentam meses- se lhes conseguirmos resistir..Aproveite os meses de Agosto e Setembro para fazer muitos frasquinhos de pequenas quantidades de frutas variadas.
Ingredientes:
Use framboesas, amoras, morangos inteiros, pêssegos, ameixas, alperces, manga, descascados sem caroço, ou então sumo de uva ou romã que faz na centrifugadora ou bate no copo e depois coa para ter um líquido sem partículas amargas das graínhas. Tudo maduro!
As proporções variam conforme veja que a fruta é mais ou menos doce mas em média pode calcular, para cada meio quilo de fruta descascada e sem caroço, 250 gramas de Fructose ( à venda no Celeiro ou nos dietéticos dos supermercados) e duas ou 3 colheres de sopa de Pectigel ou pectina, que se vende nos mesmo sítios.
Como fazer:
Ponha a fruta numa panela, envolva-a na fructose e deixe de um dia para o outro ( pode deixar á noite para fazer o doce de manhã) É bom pôr sumo de meio limão por cima.
Na altura de fazer acrescent eo pectigel, ponho ao lume com duas colheres de sopa de água e deixe ferver dez minutos, mexendo para que não pegue. Com o pessego ponha também a ferver um pau de canela.
Tire do lume e ponha em frasquinhos em que deitou previamente água a ferver para os escaldar. Tape quando está morno. Conserve-os no frigorifico.
Leave a Reply