Esta é uma receita de infância, em memória da família longínqua no tempo e na geografia. Pode fazer-se em grandes quantidades e congelar, pode ficar no forno a 100 graus de um dia para o outro para não termos sequer de acender o lume no dia de descanso, pode comer-se no Inverno, a ferver, e em sandes de Verão em que o molho substitui a manteiga, com uma folha de alface e os cubinhos de carne tenros fáceis de trincar no pão. Pode ser picante, se acrescentar piri-piri moido á paprika ou colorau.
Ingredientes: ( para 4 pessoas)
500 gr de carne para guisar, magra, da perna, cortada em cubos
500 gr batatas
1 cebola grande
Azeite ou óleo de milho
2 colheres de sopa de colorau
sal, pimenta, e piri.piri (opcional)
1 cenoura
1 nabo
1 colher sopa de sementes de alcaravia (caraway seeds)
2 pimentos encarnados
1 folha de louro
3 dentes de alho picados
4 ovos cozidos ( opcional)
Como fazer:
Numa panela de fundo espesso, uma Creuset ou outra qualquer boa panela que não queime, ponha o azeite a aquecer em lume brando com a cebola picada até esta ficar dourada mas não castanha.
Tire a panela do lume e acrescente um litro e meio de água, a carne, o colorau, as sementes de alcaravia e os grãos de pimenta. Ponha de volta no lume brando até ferver.
Deixe ferver cerca meia hora ou um pouco mais até a carne estar quase tenra. Acrescente então as cenouras, o alho, o louro, o nabo e os pimentos em pedaços. Deixe cozinhar e quando as cenouras estiverem cozidas e a carne mesmo tenra acrescente as batatas as rodelas ou batatinhas novas se tiver. Deixe cozer.
Sirva em prato fundo com o caldo como se fosse sopa, com os ovos cozidos as rodelas e salpicado de salsa.
( Também pode acrescentar uma lata de tomate pelado ou quatro tomates maduros á cebola dourada logo no ínicio, o que faz o molho ficar mais espesso)
Leave a Reply