Este aperitivo/dip, acompanhamento de refeições é comum em todo o Mediterrâno onde não faltam as beringelas rouxas negras ou raiadas, durante quase todo o ano. Existem mil e uma maneiras de preparar as beringelas e variantes sobre esta pasta mas esta receita é a receita base.
Ingredientes:
Beringelas
Alho
Azeite
Sumo de Limão
Pasta de Sésamo ( Tahin) ou yougurt ( opcionais)
Sal, pimenta, piripiri a gosto.
Como fazer:
A primeira coisa a fazer é assar as berigelas. Há duas maneiras: a menos incómoda mas tamém menos gostosa é picar as berigelas com uma faca bicuda e por no forno a assar a 180 graus até a pele estar encarquilhada e quando se toca se sentir mole por dentro. Depois tira-se do forno e pela-se rapidamente.
A outra maneira, que dá um sabor mais especial aos preparados, é assar a beringela nos bicos do fogão: põe-se uma folha de alumínio à volta do bico do lume para proteger o fogão dos sucos que podem vir a cair e coloca-se a beringela em cima da chama e vai-se rodando até a pele estar queimada e a beringela estar mole. Tira-se da chama e pela-se.
No copo da batedeira 123 põe-se a ou as beringelas peladas, o alho,( um ou dois dentes ) uma pitada de sal e a opcional colher de sopa de yogurt ou de pasta de sésamo ou as duas coisas. Pica-se um pouco com a 123 em velocidade moderada e rapa-se para uma tigela onde se rega com azeite e sumo de limão para temperar. Poe-se um pouco de colorau e /ou piripiri por cima e serve-se com palitos de cenoura ou pão pitta aquecido ou tostas.
Outras variantes incluem adicionar pimentos assados ou pedações de queijo feta.
Leave a Reply