
Nem todos os anos as amoras silvestres são abundantes nem boas. Mas, este Agosto, as silvas da serra estão cheias dessas bagas, negras, gordas, perfumadas, á espera de serem apanhadas. Quem não anda pela serra também as pode comprar em caixinhas nos vendedores á beira das estradas ou nos mercados. E depois é fazer doce ou compota ou gelado ou salpicá-las em saladas ou comê-las à sobremesa com açucar, limão e natas batidas.
Compota de Amoras
Ingredientes:
Para cada tigela de amoras, sumo de meio limão e quatro colheres de sopa de açucar e uma colher de sopa de Pectigel e duas colheres de sopa de água
Como fazer:
Colocar tudo numa panela e deixar de uma dia para o outro. No dia seguinte pôr ao lume e mexer com cuidado para não esmagar as amoras. Deixar ferver 7 a dez minutos e por em frasco escaldado com água a ferver. Quando estiver morno feche e depois de frio guarde no frigorífico.
Gelado de Amora
Se não tem máquina de fazer gelados, esta receita resolve o problema e garante um gelado cremoso sem palhetas de gelo:
Misture uma tigela de amoras com meia lata de leite condensado e meia tigela de natas. Bata no copo ou com a batedora 123. Ponha no congelador e tire meia hora antes de servir. Pode salpicar com nozes.
Leave a Reply