
Havia tomate gordo e muito maduro no mercado saloio de Almoçageme. E apesar de ser Agosto, chove em Sintra. Uma sopa quente de tomate com ovo escalfado, verdadeiramente saloia parece a melhor coisa a fazer para o jantar. As proporções são a olho, e para quatro pessoas:
Ingredientes
três ou quatro grandes tomates maduros, em pedaçõs
duas cebolas grandes, às rodelas
três dentes de alho picados
1 ovo por pessoa
1 folha de louro
colorau, azeite, piripiri, sal pimenta, qb
Água, 1,5litros
OPCIONAL- fatias de pão saloio ou pão alentejano cortadas fininhas ou batatas às rodelas gordas
Como fazer:
Na panela em que vai fazer a sopa aqueça o azeite com o louro e o piripiri (opcional) e salteie as cebolas às rodelas em lume brando para que não tostem e fiquem cozinhadas mas translúcidas, mais ou menos 8 a 10 minutos.
Acrescente o tomate em pedaçõs e sumo que tiver saído deles. Salpique com uma colher de chá bem cheia de colorau, acrescente o alho picado e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, em lume brando, outros dez minutos, até o tomate estar desfeito.
Junte a àgua ao tacho e se quiser acrescente também batatas cortadas às rodelas grossas. Ponha sal, pimenta e deixe cozinhar até as batatas estarem cozidas ou se não tiver posto as patatas até provar e achar que está delicioso e apurado. Rectifique os temperos. Pode desligar o lume e esperar pela hora de ir para a mesa
Quando estiver para ir para a mesa, ponha outra vez a sopa a ferver e abra um ovo por pessoa lá para dentro. Três minutos depois sirva um ovo em cada tigela de sopa com a sopa por cima e pão as fatias ou no fundo da tigela( se não tiver posto batatas) ou para quem quiser por lá dentro aos pedaços, para ensopar. Parte-te a gema do ovo com a colher e esta acaba de cozer assim dando outra cor mais amarelada à sopa. Enjoy!
Leave a Reply